quarta-feira, 18 de junho de 2008

A lenda do viajante que não podia parar.


Na sala de aula, lemos o livro que tem por título: “ A Lenda do Viajante que não podia parar” que faz parte do Plano Nacional de Leitura. A professora trouxe da Biblioteca do Agrupamento, um para cada aluno e nós na sala de aula fomo-lo lendo.
No final, preenchemos individualmente uma ficha de leitura e um questionário acerca deste livro.
Nós gostámos muito deste livro e aconselhamos a sua leitura, pois tem uma história bonita.


“A Lenda do Viajante que não podia parar”

Um jovem chamado Kostia, tinha um problema nas pernas e para ganhar a vida arranjava as coisas estragadas. Um dia, enquanto trabalhava, junto da salamandra viu que saiu de um tronco um homenzinho muito estranho. Este homenzinho era um espírito da floresta e médico de animais e plantas. Ele oferece-lhe uma poção mágica que o poderia curar da sua doença. Mas ele, depois de a beber, nunca poderia permanecer mais que três dias no mesmo local. Então ele partiu para viagem. Num dia chuvoso, de tempestade Kostia abrigou-se numa casa ali perto onde vivia um casal. Depois de ter passado ali a noite, preparava-se para seguir a sua viagem, mas o casal disse para ficar. O Kostia disse que não podia ficar muito tempo, mas em troca da hospitalidade arranjou algumas coisas estragadas que havia naquela casa. Depois continuou a sua viagem e foi sempre ajudando as pessoas: salvou uns passarinhos que estavam num ninho que tinha caído da árvore; consertou um baloiço que se tinha partido; salvou os habitantes de uma aldeia que corriam o risco de morrer afogados etc.
Nesta aldeia vivia uma menina chamada Sónia e ele simpatizou com ela. A Sónia era uma menina jovem e bonita e ele decidiu não partir ao terceiro dia e ficar com ela. Aconteceu que ele se transformou numa árvore e ficou para sempre junto da Sónia que se transformou numa planta trepadeira, enrolando-se na árvore.

Sem comentários: